Comunicado ao Mercado – Reajuste Tarifário Anual da Celesc Distribuição S.A

CENTRAIS ELÉTRICAS DE SANTA CATARINA (CELESC) (BM&FBOVESPA: CLSC3, CLSC4; OTC: CEDWY), empresa de capital aberto, listada no Nível 2 de Governança Corporativa, em cumprimento ao disposto na Instrução CVM 358/2002 e no artigo 157 da Lei nº 6.404/76, comunica aos acionistas e ao mercado em geral que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), no âmbito da Reunião Pública de Diretoria realizada em 15 de agosto de 2017, autorizou o valor do reajuste das tarifas a serem praticadas pela sua subsidiária integral Celesc Distribuição S.A. a partir de 22 de agosto de 2017. Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a ANEEL considera a variação de custos associados à prestação do serviço, e leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais.

O efeito tarifário médio a ser percebido pelos consumidores da ordem de 7,85% é composto pelo Índice de Reajuste Tarifário (IRT) de 3,80% (efeito econômico resultante da atualização dos custos de Parcela A e B), do componente financeiro de 2,83% e do efeito dos componentes financeiros considerados no processo ordinário anterior, de 1,22%.

Na composição do IRT para o período 2017-2018 a Parcela A (custos não-gerenciáveis com encargos, transmissão e energia) participou com 3,67%. A Parcela B (custos gerenciáveis) representou 0,13%, definida no valor de R$ 1.435.330.305,07 (incremento de R$ 8.871.842,69).

A subsidiária Celesc Distribuição S.A. atende um total de 2,8 milhões de unidades consumidoras, em 258 municípios catarinenses e 01 município localizado no estado do Paraná.

Atualizado em 15 de agosto de 2017.